Conceitos básicos de algorítimos e programação
Faculdade Anhanguera de Piracicaba
Conceitos Básicos de Programação
1. Introdução
Um sistema computacional é composto de três elementos fundamentais: O Hardware que é compreendido como a parte física, sólida, palpável (que você pode tocar a mão) e que através do controle de pulsos eletromagnéticos executa as atividades básicas do processamento de dados. O Software é a parte lógica, intangível (você não pode por a mão) e que rege o fluxo dos pulsos eletromagnéticos fazendo com que o processamento de dados ocorra de acordo com regras específicas. O Peopleware que é a parte humana envolvida ou comprometida com o processamento dos dados.
Especificamente nesta disciplina falaremos sobre o desenvolvimento do software e sobre as influências do Hardware e do Peopleware nesta tarefa. Posto se tratar de um curso de Engenharias, o objetivo é uma abordagem superficial que permita aos alunos o desenvolvimento de noções fundamentais, acima da qual estes possam construir conhecimentos mais especializados ou através dos quais possam participar em equipes multidisciplinares voltadas para o desenvolvimento de sistemas computacionais.
2. Algoritmos
Algoritmos -. São sequências finitas de tarefas que conduzem à resolução de um problema. No mundo real, nos deparamos no dia-a-dia com os algoritmos, toda vez que precisamos realizar tarefas cujas soluções sejam padronizadas. São exemplos de algoritmos: Receitas culinárias Diagramas que mostram como realizar um processo (Diagrama de Processo) Manuais de instalações de eletroeletrônicos Explicação de como alguém deve proceder para “pegar um ônibus”
Enfim, muitas são as situações em que nos deparamos com algoritmos, mesmo que não tenhamos formalizado o conhecimento a respeito de sua existência. Ao se programar computadores (desenvolver software) temos que ter um algoritmo em mente pois o software é uma materialização de algum algoritmo.
3. Representação de algoritmos