Conceitos Básicos da Economia
- Bens Livres: Não possuem preço e não podem ser apropriáveis. Existem em quantidades ilimitadas, não implicando relação de ordem econômica. Exemplos: Ar, Calor e outros recursos naturais.
- Bens Econômicos: Possuem preço e podem ser apropriados. São relativamente escassos e supõe a ocorrência de esforço humano. Os bem econômicos se classificam em:
Bens Materiais: Materiais e tangíveis. Exemplo: Roupas, carros, alimentos.
Serviços: Possuem preço, mas são intangíveis. Exemplos: Serviços advocatícios, assessoria, auditoria. Os serviços são divididos em Bens de Consumo (destinados a satisfação das necessidades humanas, podendo ser duráveis ou não duráveis) e Bens de Capital (empregados para surgimentos de novos bens).
2 - Explique os problemas econômicos fundamentais (o que produzir, quanto produzir, como e para quem). Por que a ideia de escassez dos recursos de produção é vital para responder os problemas econômicos fundamentais?
O maior problema a ser solucionado (na área econômica) envolve a premissa de que os desejos humanos são constantes e infinitos devido à demanda em constante mudança da população. No entanto, os recursos para satisfazer os desejos humanos são sempre limitados pela quantidade de recursos naturais ou humanos disponíveis. O problema econômico, e os métodos para resolvê-lo, giram em torno da idéia da escolha em dar prioridades a que desejos serão satisfeitos. O conjunto dessas questões está compreendido nos seguintes aspectos:
O que Produzir: São escolhas de produção sobre que mercadorias, bens e serviços serão produzidos.
Quanto Produzir: Definido o item, qual a quantidade do mesmo será produzida e ofertada ao mercado
Como Produzir: Quais tecnologias e técnicas serão utilizadas.