Conceitos basicos e mrp
O MRP, ou planejamento de necessidades de materiais é um sistema lógico de calculo que converte a previsão de demanda em programação da necessidade de seus componentes. A partir do conhecimento de todos os componentes de um determinado produto e os tempos de obtenção de cada um deles, podemos, com base na visão de futuro das necessidades, calcular o quanto e quando se deve obter de cada item, de forma que não haja falta e nem sobra no suprimento das necessidades da produção.
Conceito mais amplo do MRP: Suprem as necessidades de calculados, os recursos a serem utilizados, como a capacidade de máquina, os recursos humanos necessários, os recursos financeiros, etc.
O MRP realiza cálculos por meio da projeção de inventários em função do planejamento da produção. Um dos pontos importantes é o tempo de resposta do sistema, qualquer replanejamento que venha a ser necessário é facilmente visualizado os seus impactos nos inventários, mostrando a viabilidade de tal replanejamento assim como as alterações que serão necessárias para atender os objetivos. O MRP trabalha com as necessidades exatas de cada item, melhorando assim o atendimento aos consumidores, minimizando os estoques em processo e aumentando a eficiência da fábrica, obtendo assim, menores custos e conseqüentemente alcançando melhores margens de lucro. Mas para tudo isso, é fundamental que sejam estabelecidos corretamente todos os parâmetros do sistema.
Parâmetros básicos para um perfeito funcionamento do MRP são:
§ Estrutura do Produto: é a especificação da quantidade de cada item que compõem um produto.
§ Tempo de Reposição: é o tempo gasto entre a colocação do pedido até o recebimento do material.
§ Tempo de Fabricação: é o tempo gasto do início até o termino da produção.
§ Tamanho do lote de fabricação: é a quantidade de fabricação de determinado item de forma que aperfeiçoe o processo.
§ Tamanho do lote de reposição: é a