Conceito Redes
De acordo com Tanenbaum (2003 p.15), redes de computadores é um conjunto de computadores autônomos interconectados, que possibilita à transmissão de dados e o compartilhamento de recursos. Está conexão não necessariamente é feita somente por meio de fio de cobre, ela pode ser feita também com fibras ópticas, cabo coaxial e conexões sem fio. Um exemplo de rede é a internet, que por sua vez é um grande conglomerado de redes, ou seja, é uma grande rede composta por várias redes interligadas.
Para Marçula (2008), as redes de computadores surgiram da necessidade de interligarmos diferentes dispositivos, que possibilita a transmissão de dados entre ambos. Elas são classificadas de acordo com sua dimensão e posição geográfica, dos seus equipamentos (KUROSE 2010).
As redes de computadores são classificadas da seguinte forma:
LAN (Local Area Network) são redes que estão contidas em um ambiente de tamanho restrito onde os equipamentos estão próximo fisicamente, por exemplo, em um edifício ou um campus universitário (TANENBAUM 2003).
Figura 1.1 – LAN (Local Area Nerwork)
Fonte: Marçula (2008 p.243)
MAN (Metropolitan Area Network) são redes que abrangem uma cidade, segundo Marçula (2008) essa rede são montadas através do agrupamento de LANs, por exemplo, a conexão de dois edifícios dentro da cidade.
Figura 1.2 – MAN (Metropolitan Area Nerwork)
Fonte: Marçula (2008 p.243)
WAN (Wide Area Network), esse tipo de rede abrangem grandes localidades geográficas, por exemplo, um país, continente ou até mesmo dois continentes (KUROSE 2010).
Figura 1.3 - WAN (Wide Area Network)
Fonte: Marçula 2008 p.245
A rede utilizada no