Conceito, questão, argumentação e conclusão sobre o modelo de estudo da Paidéia
Resposta: O conceito que originalmente exprime o ideal educativo grego é o de Aretê (em grego, adaptação perfeita, excelência, virtude). Formulado e explicitado nos poemas homéricos, a aretê era entendida como um conjunto de qualidades físicas, espirituais e morais, atributo próprio da natureza (como por exemplo, a bravura, coragem, força, destreza, eloquência, capacidade de persuasão, enfim a heroicidade). O alargamento do ideal educativo da aretê surgiu ao fim da época arcaica grega (por volta dos séculos VIII e VII a.C.), traduzindo-se na expressão “kalos kagathos” (kalos = bom; kagathos = belo, ou o bom e belo, em grego) da qual deriva o termo kaloskagathia, ou, o cultivo da bondade ou virtuosismo e da beleza, onde o homem era estimulado a alcançar a excelência física e moral além da honra e da glória, era uma educação baseada na ginástica, na música e na gramática.
O ensino no século XXI tem seus ideais fundamentados no modelo da Paideia em praticamente todo o mundo, como um perfeito entendimento de formação social do ser humano. Por que este tem por tarefa construir o homem como homem e como cidadão.
Argumento: Platão define Paideia da seguinte forma "(...) a essência de toda a verdadeira educação ou Paideia é a que dá ao homem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e a obedecer, tendo a justiça como fundamento” (cit. in Jaeger, 1995 p.147). Os ideais educativos da Paideia se baseiam em práticas muito anteriores. Os gregos foram os primeiros a colocar a educação como problema: na literatura grega surgem sinais de questionamento do conceito, seja na poesia, tragédia ou na comédia. Os Sofistas e depois Sócrates, Platão, Isócrates e finalmente Aristóteles elevarão o debate ao estatuto de uma importante questão filosófica. Porém na sua abrangência, o conceito de Paideia não designa unicamente a