Conceito dos Produtos
Para que se tenha maior eficiência na abordagem de uma campanha de marketing, torna-se necessário conhecer os seus compostos. Compões os compostos: produto, preço, praça e promoção. Para Casas “os produtos podem ser definidos como o objeto principal das relações de troca que podem ser oferecidos num mercado para pessoas físicas ou jurídicas, visando proporcionar satisfação a quem os adquire ou consome”. Segundo Kotler um produto pode ser entendido como tudo que poder ser oferecido a um mercado para satisfazer seu desejo ou necessidade.
Neste sentido, Rocha afirma que o produto é qualquer coisa que possa ser objeto de troca entre indivíduos ou organizações. A autora menciona ainda, que o produto deve ser visto pela a organização não apenas a forma como ela enxerga, mas sim o que ela significa para o consumidor, isto é, a lente pela qual a organização deve realizar a visão do produto, precisa transcender sua dimensão egocêntrica.
Definimos um produto como algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e que pode satisfazer um desejo ou necessidade. Produtos incluem mais do que apenas bens tangíveis. Definimos amplamente, incluem objetos físicos, serviços, eventos, pessoas, lugares, organizações, ideias ou um misto de todas essas entidades.
Produto Básico
Refere-se à transformação do beneficio central em um produto que tenha os mínimos requisitos para a satisfação da necessidade do consumidor, ou seja, aquele que compra. Neste ponto o beneficio central é transformado em um produto básico, como por exemplo, o quarto de um hotel inclui cama, banheiro, toalhas, escrivaninha, penteadeira e armário.
Produto Real
Apresenta cinco particularidades: nível de qualidade, características, design, marca e embalagem. É um conjunto que os consumidores geralmente esperam
Produto Ampliado
Oferecem-se serviços e benefícios adicionais, que atenda o consumidor além das expectativas, encantando-o. Considerado também todo pacote que acompanha o