Conceito de saude
A saúde é um direito social que cada um e todos possam a utilizar, havendo a aplicação das riquezas disponíveis em conhecimento e tecnologia atuais, sendo assim uma referência e um valor base a ser assimilado pelo poder público.
Em diversos momentos históricos no desenvolvimento científico humano, nossos antepassados julgavam as doenças como fenômeno sobrenatural, sendo além da sua compreensão, posteriormente superado pelo fato das alterações ambientais no meio físico, após isso surge a teoria dos miasmas (gases), que vai predominar por muito tempo. Até que Louis Pasteur na França com seus estudos criou a “teoria da unicausalidade”, com a descoberta dos micróbios, ou seja, o agente causados da doença.
Com a capacidade de explicar a ocorrência de uma série de agravos à saúde do homem, essa teoria foi complementada pelos conhecimentos produzidos pela epidemiologia, demonstrando a multicausalidade das doenças, não apenas a presença exclusiva do agente causador. Com uma série de estudos provindos por meados deste século para esclarecer melhor as ocorrências das doenças em termos individuais e coletivos.
Deve-se ressaltar o avanço da Engenharia Biológica Molecular, assim surgiram vários modelos de explicação de doenças e do processo saúde – doença, como modelo epidemiológico baseado em três componentes: agente, hospedeiros e meio.
Alguns autores questionam esse modo