Conceito De Responsabilidade Social
Esta responsabilidade social pode expressar-se de duas formas, de um lado pode ser negativa, ou seja, a responsabilidade de não querer atuar, e também, ao contrário, pode ser positiva, quando alguém decide atuar e exercer a responsabilidade social.
Damos um exemplo: Quando qualquer pessoa, já seja um de nós que formamos parte da sociedade assumimos uma obrigação, estamos obrigados a respeitar todas as normas, regras e leis, simplesmente por haver aceitado uma responsabilidade devemos respeitar todas as regras e respeitar todos ao nosso redor e assumir a responsabilidade que exige essa obrigação para não causar nenhum tipo de dano ou desconforto no exercício de nossa responsabilidade. Devemos pensar nos outros e respeitar seus direitos e compartilhar suas obrigações.
Na atualidade, a responsabilidade social é considerada como um conceito normativo, porém não é considerado obrigatório, mas, de maneira nenhuma podemos usar isso como justificativa para não observar determinadas situações que são partes daquele que deseja observar os preceitos da responsabilidade social. O que se pede, neste sentido é a verdadeira ideia de contrato social entre diferentes pessoas que atuam na sociedade como um todo e que se comprometem a atuar com responsabilidade sem causar nenhum tipo de prejuízo a terceiros.
Responsabilidade social não é somente uma obrigação moral e voluntária de assumir compromissos que vão mais além de nossas próprias obrigações legais no que chamamos âmbito social, econômico e ambiental. Responsabilidade social também é compartilhar nossa própria missão os objetivos próprios da política de responsabilidade social, entendida como a gestão do impacto