conceitos de responsabilidade social
O conceito de Responsabilidade Social tem como objeto implantar e gerenciar projetos voltados para questões socioambientais, onde o bem estar da comunidade e dos colaboradores da organização é o objetivo principal. Assim sendo adotamos medidas que serão observadas neste documento a fim de garantir que esses interesses já citados.
Primeiramente é importante definir o que seria responsabilidade social e sua relevância. Muito se fala hoje sobre empresas sócio responsáveis, na prática isso quer dizer que são organizações que utilizam de metodologias para melhoria da qualidade de seus produtos ou serviços, sempre analisando o ambiente interno e externo e levando em consideração possíveis impactos nesses meios antes de suas tomadas de decisões.
Nesse processo podemos destacar a importância de órgãos como ISO (International Organization for Standardization) que levam em consideração essa questão de tal maneira que foi criada a ISO 26000, uma norma regulamentadora que norteia como as organizações devem tratar essa questão. Ela foi publicada em 1º de novembro de 2010, não podendo ser usada para fins de certificação e sim como diretriz para as organizações independente do porte ou localização.
Na ISO 26000 estão contemplados os conceitos e definições sobre o que é responsabilidade social, seu histórico, tendências e características, seus princípios e práticas, integração, implementação e promoção de um comportamento socialmente responsável em toda a organização e por meio de suas políticas e práticas dento da sua esfera de influências, alem é claro de uma identificação e engajamento de partes interessadas e a comunicação de compromissos, desempenho e outras informações sobre a temática.
Além dessa diretriz há também a ISO 14000 que se refere à sustentabilidade (Gestão Ambiental) nela está contemplada a obrigatoriedade de um documento que específica os impactos causados pela implantação da organização na região proposta.