Conceito De Psicologia Do Desenvolvimento
A psicologia do desenvolvimento se caracteriza como um ramo que tem a finalidade de estudar a interação dos processos físicos e psicológicos e às etapas de crescimento, a partir da concepção até ao final da vida de um sujeito. Nesse sentido, baseando-se nas considerações tecidas sobre essa área, esse artigo visa fazer uma revisão bibliográfica tendo como base um recorte e explanação da teoria proposta por Jean Piaget, bem como propor o entendimento sobre o que fazem os psicólogos do desenvolvimento e possibilitar discussões acerca da delimitação desse conceito. A partir desse contexto, conhecer princípios e métodos que fomentam as teorias do desenvolvimento humano. Assim, faz-se necessário que os estudiosos dessa área reconheçam variáveis de crescimento da área a fim de que possam contribuir para a solidificação do saber sobre o desenvolvimento humano e propor estratégias de atualização teórica para a promoção e ascensão dos modelos psicológicos.
----
A Psicologia do Desenvolvimento estuda as mudanças que passamos ao longo de toda a vida, desde o nascimento até a morte. A ideia central é de que todos nós temos fases do desenvolvimento que são comuns, fases que compartilhamos com toda a humanidade.
A partir desta ideia inicial, entretanto, surgem diversas teorias para explicar quais são estas fases, como são – o que acontece nelas e quando há a mudança para a fase seguinte.
As principais teorias são as de Freud, Erik Erikson, Vigotsky e Jean Piaget.
Podemos estudar na psicologia do desenvolvimento as mudanças que ocorrem no corpo, na inteligência, na memória, na cognição, na moral, nos sentimentos, na personalidade, no comportamento, no inconsciente.
E justamente por abranger o ser humano como um todo, a questão do desenvolvimento não interessa apenas à psicologia, mas também às outras ciências humanas: sociologia, antropologia, pedagogia e filosofia.
Na psicologia do desenvolvimento, as principais questões são:
- O que é