conceito de org
Editar Artigo | Publicado em: 10/10/2008 | Acessos: 5,968 |
1Share
Ads by Google
O desafio de um líder HSM.com.br
Reative e direcione as energias de sua equipe. Leia o artigo e aprenda
Consultoria Empresarial www.SBCoaching.com.br
Sociedade Brasileira de Coaching. Única credenciada pelo ICC (EUA)!
Estamos submetidos aos imperativos da competitividade, produtividade, inovação e sustentabilidade. Não há maneira de evitar ou contornar o estabelecimento de um senso de urgência com relação a estes quatro pilares. Acontece que uma organização é um todo, redundante lembrar, mas importante enfatizar, que a denominação organização deriva exatamente deste fato.
Dentro deste raciocínio é bastante fácil perceber que nenhum dos quatro imperativos acima pode ser atendido por um único departamento ou área da empresa. Inovação não está a cargo apenas de P&D ou do Marketing, mas é preciso inovar na linha de produção (e isso inclui as contribuições do chão de fábrica), assim como é preciso inovar, fundamentalmente, o modelo mental da organização, que inclui, especialmente, a gestão de pessoas.
Da mesma forma, produtividade também engloba qualidade total, saúde e segurança no trabalho, bem como qualidade de vida no trabalho.
Por sua vez, competitividade e sustentabilidade dependem diretamente do verdadeiro diferencial competitivo que, por excelência, é a capacidade de aprender que a organização possui. Esta capacidade está totalmente integrada ao perfil dos profissionais que compõe o seu inventário de talentos.
Continuam me estranhando duas situações ainda muito freqüentes no mercado: eventos realizados pelas outras áreas que não envolvem o RH e, um RH que não se envolve com eventos de outras áreas - porque as duas coisas acontecem.
Ainda existe uma parcela do RH cristalizado na crença de que sua missão é treinar e desenvolver pessoas para questões específicas de competências técnico/comportamentais derivadas de demandas formalizadas