Conceito de matematica
Apesar da complexidade podemos dizer que a matemática é o estudo de todas as quantidades e das formas, o estudo de todos os possíveis padrões, o estudo e classificação de todos os possíveis problemas e dos meios apropriados para resolvê-los.
Para a resolução de problemas faz-se necessário o conhecimento de conceitos fundamentais, portanto operações aritméticas fundamentais é a base para operações mais complexas. Operam-se os fatos básicos da álgebra, por meio de simplificação de expressões, e da resolução de equações, através das operações: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
Utiliza-se o conceito de função quando estão relacionadas duas grandezas variáveis muito utilizadas em áreas administrativas e tecnológicas diversas. A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa.
Função de 1 grau:
Por meio dessa função é possível calcular o custo, lucro, a receita ou demanda de um produto no mercado.
Ex:
Função de 2 grau:
Se distingue por ter a variável elevada ao quadrado. O estudo dessa função, é importante do ponto de vista pratico pois possibilita identificar de forma segura as relações entre preço e quantidade de um produto a ser comercializado. È uma parábola com ponto mínimo e Maximo.
Ex:
Função exponencial e Logarítmica:
Exponencial é aquela em que a variável está no expoente.
Cálculos relacionados à determinação do capital, juros, ou do montante em uma operação financeira, ou de depreciação de uma maquina. Logarítmica é o resultado da operação em que o valor desconhecido é o fator