Conceito de marketing original
Relação de Marketing e vendas Muitas pessoas acham que a técnica de vendas e o marketing é a mesma coisa, mas elas estão erradas. Segundo o Drucker a definição de Marketing é “Pode-se presumir que sempre haverá alguma necessidade de vender. Mas a meta do marketing é tornar a venda supérflua, é conhecer e entender tão bem o consumidor que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda sozinho. Idealmente, marketing deve resultar em um consumidor que esteja disposto a comprar. Depois será necessário apenas tornar o produto ou serviço disponível”. Depois dessa definição o papel do vendedor pode ser questionado, mas não é este o proposito. Na realidade, Drucker quis dizer que é tão importante entendermos a necessidade e o desejo dos clientes que, ao lançarmos e disponibilizarmos em condições de compra (preço, distribuição) produtos que eles necessitem ou desejem, a venda será apenas uma consequência natural. Resumindo, lançado produtos que o consumidor necessita e deseja, a venda desses produtos se torna bem provável. Na realidade, marketing objetiva criar condições para que esse consumo seja plenamente satisfeito pela empresa, de forma a torna-la a opção preferencial do cliente. Neste casa, vendas seria uma consequência natural de um bom trabalho de marketing. Quanto maior a estimulação ao consumo, maior a necessidade de compra e, consequentemente, maior será a venda.
Conceitos de necessidades, desejos e demandas
É muito importante que as empresa tenha o conhecimento das necessidades, desejos e demandas dos seus clientes. E com isso entrara o planejamento estratégico de marketing. O bom vendedor é entender as necessidades do cliente, é saber o que o cliente quer sem a menos ele dizer o que quer.
A necessidade não pode ser criada, dizemos que necessidade é a aquilo que precisamos. Que são as fisiológicas á auto realização .
Desejos são as necessidade humanas moldas pela cultura e pelas característica individuais.