Conceito de karl marx
AS CLASSES DE LUTAS E AS LUTAS DE CLASSES
Para Marx, um dos elementos responsável pela caracterização de uma classe social e a posição que ocupam os indivíduos na atividade produtiva no sistema de propriedade no capitalismo existem duas classe sociais principais; proprietários (Burguesia) e os trabalhadores (Proletariado) A Burguesia se apropriar-se da mercadoria produzida pelo proletariado e ao produtor dessa mercadoria sobra apenas um salario que e pago de acordo apenas com o valor necessária para a sobrevivência desses. Os trabalhadores são forçados a vender seu trabalho por uma fração misera do real valor da mercadoria que produzem, enquanto o proprietário se conquista do restante.
MODO DE PRODUÇÃO
Correspondem aos conjuntos formados pelos os meios de trabalhos, que estão incluindo os instrumentos de produção, tais como maquinas e ferramentas nas quais se realizarem o trabalho. Componente da produção em que acontece o trabalho humano- a terra, as matérias primas e diversos recursos naturais.
ALIENAÇÃO
A produção das riquezas e feita pelo trabalhador coletivo e a apropriação dela e feita pelos donos de meio de produção, situação que provoca o acumulo de riqueza e desigualdades sociais. A base do trabalho alienando esta vinculada a propriedade privada, pois faz com que o produtor não seja proprietário do que o produtor do que produziu. A alienação tem um sentido negativo, em que o trabalho, ao invés de realizar o homem o escraviza ao invés de humaniza-lo o desumaniza.
MATERIALISMO DIALETICO
E uma concepção filosófica que defende que o ambiente, organismo e fenômenos físicos tanto modelam os animais e os seres humanos, sua sociedade e sua cultura quanto são modelados por eles, ou seja, que a matéria em uma relação dialética com o psicologico e o social. O idealismo credita que o ambiente e a sociedade com base a mundo das ideias, como criação divina seguindo a vontades das divindades ou por outra forca sobre natural.
ESTRUTURA E