Conceitos De Karl Marx
ALIENAÇÃO: O proletário para sobreviver no sistema capitalista vende sua força de trabalho para o burguês e passa a ser empregado deixando de ser o centro de si mesmo e passa a ser “comandado”
MAIS-VALIA: Processo de Lucro do BURGUÊS em cima da força de trabalho do PROLETÁRIO que não são pagos ao trabalhador.
CONSUMISMO: é o ato de consumir produtos e/ou serviços, indiscriminadamente, sem noção de que podem ser nocivos ou prejudiciais para a nossa saúde ou para o ambiente.
Estrutura do capitalismo
Infra-estrutura: Base material ou econômica de uma sociedade ou de uma organização. Corresponde ao proletariado, que vende sua força de trabalho e garante a produção. Aqui se encontram as relações de produção.
Superestrutura: Corresponde à burguesia, ao Estado e às Instituições. É daqui que saem as Ideologias que garantem a dominação do proletariado.
Karl Marx reformula o conceito de dialética em Hegel, voltando-o para a sociedade, as lutas de classes vinculadas a uma determinada organização social, surgindo assim, a chamada: dialética materialista ou materialismo dialético.
A dialética materialista une pensamento e realidade, mostrando que a realidade é contraditória ao pensamento dialético. Contradições estas, que é preciso compreender para então, transpô-las através da dialética. Marx fala da dialética sempre em um contexto de luta de classes, diferentes interesses, que geram a contradição.
As forças produtivas incluem o próprio homem, na qualidade de produtor, e os meios materiais e intelectuais de que necessita para produzir.
ou
Na economia marxista, forças produtivas são os elementos que exercem na sociedade uma influência para modificar ou transformar uma