Vida e conceitos de karl marx
* A Vida e as Obras de Karl Marx!
As noções de Karl Marx acerca da mudança foram construídas a partir dos pensamentos em escrito de um filósofo, G. W. F. Hegel, que desenvolveu o conceito da dialética. Esta noção firmou-se na idéia de que tudo contem em si próprio as sementes para a sua própria destruição, mas que uma forma surgiria das cinzas resultantes daquela destruição. O ciclo foi representado como tese, antítese e síntese. Algumas pessoas vêem nesta noção semelhanças com os mitos clássicos gregos e latinos sobre a ave da fênix, que voa demasiado próxima do sol e arde, e com os mitos da Criação do povo Athapaskan, das grandes planícies da América do Norte.
Marx aproveitou esta idéia da dialética e aplicou-a na sociedade. As sociedades de simples caça e recolecção praticavam segundo Marx, uma forma de “comunismo primitivo”. Nas sociedades agrárias, às quais ele chamou de feudais, o principal conflito ocorria entre os proprietários das terras – latifundiárias – ou aristocratas e aqueles que trabalhavam as terras ou servos.
*A principal fonte de conflito na área industrial ocorria entre: * Os operários, aos quais Marx chamou de proletariado, a partir do latim, os que sobreviviam da venda do seu trabalho e * Os industriais proprietários das fábricas, a quem Marx chamou de burguesia, uma palavra com a mesma origem de burgo e burguês, que precisavam do trabalho alheio para poder obter lucro.
A classe exploradora era favorável e beneficiaria da mudança, ao passo que a classe exploradora resistia a esta mudança. Como a sociedade contém em si própria as sementes para a sua própria destruição. Marx esperava que o capitalismo caísse devido à dinâmica de tensão entre trabalhadores e proprietários e a conseqüente a revolução resultaria no comunismo, no qual o Estado se afastaria e a economia seria baseada na máxima: “De cada um segundo as suas capacidades, a cada um segundo as suas necessidades”.
* “Esta abordagem é chamada de