CONCEITO DE INFÂNCIA: UMA LEITURA A PARTIR DA OBRA EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO E DO DOCUMENTO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.
*Rosa Maria Ferreira Botassin
RESUMO
O presente artigo tem o objetivo de compreender o conceito de infância presente na obra Emílio ou da Educação, de Jean-Jacques Rousseau, discutindo-o na perspectiva de uma educação para a emancipação, considerando a utilização e a valorização desses conceitos na teoria e na prática educativa, analisou-se a abordagem dada a ele no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, com o objetivo de ressaltar a criticidade presente na defesa da experiência das crianças e de sua observação no cotidiano escolar.
Palavras chaves: Infância, Educação Infantil, Rousseau, Referencial Curricular.
ABSTRACT
This article aims to understand the concept of childhood in the work Emile, or On Education by Jean-Jacques Rousseau, discussing it in the perspective of education for emancipation, considering the use and appreciation of these concepts in theory and educational practice, we analyzed the approach given to him in the National Curriculum for Early Childhood Education, with the aim of highlighting this critical in the defense of children's experience and his observation in everyday school life.
Keywords: Childhood, Early Childhood Education, Rousseau, Curriculum.
________________________
*Estudante do Programa de Pós Graduação, Mestrado em Educação da Universidade do Estado De Mato Grosso (UNEMAT) – Turma 2014. E-mail: rosabotassin@hotmail.com
1- INTRODUÇÃO
Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra, em 28 de Junho de 1712 e morreu em Ermenonville, na França, em 2 de Julho de 1778. Foi um importante filósofo, teórico, político, escritor e compositor autodidata suíço. É considerado um dos principais filósofos do Iluminismo e um dos precursores do Romantismo. Sua obra Emílio aborda temas filosóficos e políticos que dizem respeito à relação do