Conceito De Ideologia Associado Cultura
Ideologia é, segundo Karl Marx, um sistema elaborado de ideias que correspondem a formas de consciência que os homens têm em determinada época. Marx afirmou que as ideias dominantes em qualquer época são sempre as de quem domina a vida material e, a vida intelectual.
Marx desenvolveu a concepção de que a ideologia é a inversão da realidade, no sentido de reflexo, como na câmera fotográfica, em que a imagem aparece “invertida”. Marx afirmava que a existência social condicionava a consciência dos indivíduos sobre a situação em que viviam. Assim, para Marx, as ideologias não são meras ilusões e aparências, e, muito menos o fundamento da história, mas são uma realidade objetiva e atuante.
Karl Mannheim conceitua duas formas de ideologia: a particular e a total. A particular corresponde a ocultação da realidade, incluindo mentiras conscientes e ocultamentos subconscientes e inconscientes, que provocam enganos ou mesmo autoenganos. A ideologia total é a visão de mundo de uma classe social ou de uma época. Nesse caso, não há ocultamentos ou enganos, apenas a reprodução de ideias próprias de uma classe ou ideias gerais que permeiam toda a sociedade.
Para Mannheim, as ideologias são sempre conservadoras, pois expressam o pensamento das classes dominantes, que visam à estabilização da ordem. Em contraposição, ele chama de utopia o que pensam as classes oprimidas, que buscam transformação.
Hegemonia
Hegemonia é, literalmente, superioridade, predomínio incontestável e também liderança, influência preponderante. No seu uso mais comum, o termo é empregado como sinônimo de dominação política e econômica de um povo sobre outros. Esse significado repercute a definição original: hegemonia era a supremacia de um povo ou de uma cidade-estado (Atenas, Esparta, Tebas) no sistema de cidades-estados que constituíam a federação da Grécia antiga. É nessa acepção que hegemonia é usada hoje nas análises de relações internacionais, como na