BENEFICIOS DO MUAY THAI
O muay thai ajuda na auto defesa, flexibilidade, agilidade, autoconfiança, disciplina, desenvolvimento mental e o intelectual. Esta arte utiliza socos, chutes, cotoveladas e joelhadas. A luta mais completa em pé, e com a maior perda de calorias.
Cérebro: Eleva a oxigenação do sangue pelo cérebro, melhorado o desempenho da funções cerebrais.
Pulmão: Aumenta o volume de absorção de oxigênio. Sedentários tem capacidade pulmonar de 3 litros. Atleta, de 6 litros.
Coração: melhora o poder de bombeamento do sangue. O volume do coração poderá crescer em até 50%.
Músculos: Retarda a degradação da musculatura, comum a partir dos 30 anos. Diminui a concentração de gordura.
Articulações: Desenvolve a flexibilidade das estruturas responsáveis pelo movimento.
Ossos: Amplia a capacidade de fixação de cálcio, proporcionando maior densidade óssea.
Sangue: Beneficia a capacidade de recepção de oxigênio. Diminui a concentração de colesterol ruim e eleva a de colesterol bom.
Hormônios: Aumenta a concentração de hormônios sexuais como a testosterona e a progesterona e diminui o nível de hormônio de estresse, o cortisol.
Circulação: dilata a rede de vaso sanguíneos, o que faz cair a pressão sanguínea.
Sistema de graduação:
A graduação e padronizada internacionalmente pela IFMA, WMC e CSMT, que são as entidades reitoras do muay thai em nível mundial. A CBMTT – CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE MUAY THAI TRADICIONAL, É a entidade máxima e oficial do muay thai no Brasil, única filiada a estas entidades, portanto, segue fielmente este quadro de graduações, pois desta forma seus filiados são reconhecidos em todas as partes do mundo.
No brasil até pouco tempo usava-se a palavra KRUANG para definir o nome da corda que simbolizava as graduações, porém na realidade o nome correto e PRAJIED, pois este é termo utilizado na Tailândia.