Conceito de higiene do trabalho
A higiene do trabalho se relaciona direta ou indiretamente com diversos ramos profissionais: a) Direito: A higiene do trabalho fornece subsídios técnicos para solução de conflitos trabalhistas envolvendo insalubridade. No campo do direito previdenciário e civil, os dados de avaliação de exposição a riscos ambientais auxiliam na concessão de aposentadoria especial e indenizações por incapacidade e/ou doenças do trabalho.
b) Engenharia: A engenharia está presente em todas as etapas de um programa de higiene do trabalho. Deste modo, esta ciência é essencial no reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais, como será abordado em todo este trabalho.
c) Ergonomia: A higiene do trabalho não visa apenas à detecção de atividades e/ou operações insalubres, mas também à melhoria do conforto e qualidade de vida do trabalhador no seu ambiente de trabalho.
d) Saneamento e meio ambiente: A importância da higiene do trabalho, ou seja, da avaliação e controle de riscos ocupacionais ultrapassa os limites do ambiente de trabalho; não só este é parte do meio ambiente em geral mas, através da prevenção adequada dos riscos ocupacionais, o impacto negativo da industrialização no meio ambiente pode ser apreciavelmente reduzido.
e) Psicologia e sociologia: A psicologia e sociologia tratam de harmonizar as relações entre processo produtivo, o ambiente de trabalho e o homem. A higiene do trabalho, através de suas etapas, fornece dados essenciais para a melhor interpretação do universo do trabalho.
f) Medicina do Trabalho: O controle biológico, por meio de exames médicos, é um dos parâmetros utilizados para verificar a eficiência