conceito de hidrogeografia
Introdução
Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação.
Neste presente trabalho irei abordar o tema Hidrogeografia. A Hidrogeografia é a parte física que classifica e estuda as águas.
Mas considerações e desenvolvimento ao longo do trabalho.
Hidrogeografia
Hidrogeografia é a parte física do planeta que classifica e estuda a água. O nosso planeta é também conhecido como Planeta Azul, pois a maior parte da sua superfície é ocupada por águas. Esta presente principalmente nos oceanos em forma de agua salgada.
Podemos encontrar água doce nas calcetes polares, nos glaciares, nos lagos, nos rios e nos reservatórios de água subterrânea.
Distribuição da água no planeta terra
30% Superfície terrestre
70% Superfície aquática
3% Água doce
97% Oceanos
1% Água superficial
20% Água subterrânea
79% Calotes polares e glaciares
1% De água nos serres vivos
38% Humidade do solo
52/ Lagos
1% Rios
8% Humidade atmosférica
Disciplina da Hidrogeografia
Potamologia que estuda as agua da superficiais (rios).
Liminologia e responsável pelo estudo dos lagos.
Oceonologia que se ocupa no estado dos lagos e dos oceanos.
História da Hidrogeografia
De origem muito antiga, a Hidrogeografia nasceu com a irrigação dos vales do rio Nilo e do rio amarela, pela mão dos egípcios e dos cluneses respectivamente. Até ao séc. XV, todos os conhecimentos baseavam-se em crenças divinas.
Nos séculos seguintes começou se a delinear uma tendência para explicar racionalmente os fenómenos hidrológicos, marcada por medições regulares da precipitação, da evaporação e dos caudais.
Nos séculos XVIII e XIX surgiram os grandes técnicos de hidráulica como Bernoulli D’Alembert e Cléby que conduziram à afirmação da hidrogeografia.
Finalmente, no século