Relatorio De Campo De Geomorfologia Aplicada
O trabalho de campo oferecido pelo professor Roberto, que ministra as aulas de Geomorfologia Aplicada na Universidade Federal de Juiz de Fora, teve como itinerário a saída de Juiz de Fora - MG e como ponto final, as proximidades da cidade de Itamonte – MG, divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo. Em campo, pudemos observar fisicamente alguns dos conceitos passados em sala de aula, e visualmente, analisá-los.
Metodologia: A metodologia utilizada em campo consistiu em diversas paradas, totalizando cinco ao todo, e observações de dentro do próprio ônibus. O professor Roberto nos alertava para a identificação e conceituação do que ocorria na paisagem, fosse do meio físico ou das relações que se sucediam através deste, e os alunos tomavam nota em seus cadernos para posteriormente montarem seus relatórios.
Objetivo:
O presente trabalho de campo teve como objetivo, evidenciar na paisagem uma boa parte do conteúdo aplicado em sala de aula. Rebaixamento do terreno pelo intemperismo, os afloramentos rochosos e suas origens, as linhas de falhas no relevo, diferenciação na formação de solos com base no substrato rochoso, dentre outras tantas partes do conteúdo. Também foi bastante útil o caráter interdisciplinar, onde pudemos observar as sucessões vegetacionais, tipos de vegetação (Higrófila, Hidrófita, vegetações adaptadas a altitudes, adaptadas a substratos rochosos...), corredores ecológicos e onde basicamente se formam.
Notas de Campo:
Primeira parada: Bairro Salvaterra - Juiz de Fora -MG
Observamos um domínio florestal e uma constituição de "mares de morros", onde a mata se constituía basicamente de vegetações perenifólias e semidecíduas. A altitude varia entre 750 à 1000 metros (em relação ao nível do mar). Evidenciou-se a formação de laterita, que aparece em grande porção do solo nas