hidrogeografia
Introdução
No presente trabalho abordaremos os seguintes:
- o conceito de Hidrografia; o regime dos rios, dinamica e estrutura dos rios origem e percurso.
Abordaremos os lagos desde a sua origem, os tipos e os principais maiores lagos do mundo e a respectiva localização.
- Oceonografo e a sua importancia; os principais oceanos e mares;
- Dinamica das aguas;
E pra finalizar destacaremos o relevo oceanico e marinho.
HIDROGEOGRAFIA A hidrogeografia é o ramo da geografia física que estuda as águas do planeta, abrangendo portanto rios, mares, oceanos, lagos, geleiras, água do subsolo e da atmosfera. A grande parte da reserva hídrica mundial (mais de 97%) concentra-se em oceanos e mares, com um volume de 1.380.000.000 km³. Já as águas continentais representam pouco mais de 2% da água do planeta, ficando com um volume em torno de 38.000.000 km³.
Regimes dos rios
Regime fluvial
A variação do volume de água dos rios durante o ano recebe o nome de regime fluvial. Esta variação está relacionada à origem de suas águas: se suas enchentes e vazantes são consequências das águas das chuvas, dizemos que ele é determinado pelo regime pluvial; se o volume de água varia em função do degelo da neve nas montanhas, o seu regime é nival.
Algumas vezes podemos ter um regime misto, em que os rios têm seus volume de água aumentado pela ação das chuvas e da neve derretida, como é o caso do rio Amazonas.
Dinâmica das águas e cursos nos rios
As flechas representam a velocidade da corrente. Quanto maior a flecha maior a velocidade.
Dentro de um rio encontramos diversos tipos de correntes que podem ser descendentes (no sentido do rio), contrárias e até indefinidas, tudo dependendo da formação do leito e das margens. Já a turbulência, acontece quando a corrente principal, em desnível, encontra obstáculos e passa por eles.
Corrente laminar: é a corrente suave e sem obstáculos. A água se movimenta mais rápido no centro