Revestimento para prevenção de corrosão
Adair Passos Neto
Jonathan Lemos
Marcelo Sena
Nelson Bispo
Revestimentos para prevenção de corrosão
Lauro de Freitas, Bahia
09/2013
Revestimentos para prevenção de corrosão
A corrosão é um tipo de deterioração que pode ser facilmente encontrada em obras metálicas.
O aço oxida quando em contato com gases nocivos ou umidade, necessitando por isso de cuidados para prolongar sua durabilidade.
A corrosão é um processo de deterioração do material que produz alterações prejudiciais e indesejáveis nos elementos estruturais. Sendo o produto da corrosão um elemento diferente do material original, a liga acaba perdendo suas qualidades essenciais, tais como resistência mecânica, elasticidade, ductilidade, estética, etc.
Em certos casos quando a corrosão está em níveis elevados, torna-se impraticável sua remoção, sendo, portanto a prevenção e controle as melhores formas de evitar problemas.
A natureza do meio corrosivo que se encontra próximo da superfície metálica é de grande importância.
No caso de trocadores de calor, por exemplo, o meio corrosivo vai apresentar uma temperatura mais elevada na parte em contato imediato com a superfície metálica dos tubos.
Tal fato pode acarretar uma decomposição, nesta região, dos produtos usados para tratamento da água, como no caso de polifosfatos que, em temperaturas elevadas se convertem em fosfatos e se depositam nos tubos provocando entupimento dos mesmos.
Os principais meios corrosivos são:
1 - ATMOSFERA
A importância da atmosfera como meio corrosivo, pode ser confirmada pelo grande número de publicações cintíficas sobre o assunto.
Em decorrência do custo elevado das perdas, estimados em cerca da metade do custo total, está sendo desenvolvido o projeto “Mapa Ibero-Americano de Corrosividade Atmosférica”, com o objetivo de caracterizar e classificar a corrosividade atmosférica de diversas estações distribuídas pelos países desta