Conceito de hardware e software
Um Sistema Computacional é um conjunto de circuitos interligados que é formado por processadores, memórias, registradores, barramentos, monitores de vídeo, impressora, mouse, discos magnéticos, todos esses dispositivos físicos são chamados de Hardware.
Os componentes do sistema computacional são agrupados em três subsistemas, o processador ou unidade de processamentos, memória principal, e dispositivos de entrada/saída, esses chamados unidades funcionais.
O processador ou Unidade Central de Processamento (UCP) é responsável por gerenciar todo o sistema computacional controlando todas as operações realizadas por cada unidade funcional, sua principal função e controlar, executar instruções que venham da memória principal. O mesmo é composto por unidade de controle, unidade lógica e aritmética e registradores. A unidade de controle (UC) gerencia todas as atividades de todos os componentes do computador. A unidade lógica e aritmética (ULA) é responsável pelas operações logicas como testes e comparação e aritméticas com somar e subtrair. Os registradores tem a função principal de armazenar dados temporariamente, os conjuntos de registradores funcionam como uma memoria bem mais rápida dentro dos processadores, todavia sua capacidade de armazenamento e menor e o seu custo e maior que a da memória principal.
Entre os registradores existem os registradores de uso especifico, que armazenam informações de controle do processador e do sistema operacional, entre eles possuem aqueles que merecem destaque. O contador de instrução (CI) ou program counter (PC), que contem o endereço da próxima instrução que o processador deve buscar ou executar O apontador da pilha (AP) ou stack point (SP), pilha é a estrutura de dados onde o sistema armazena informações dos programas que estão sendo executados e tiveram que ser interrompidos, o apontador da pilha contem os endereços do topo da fila. O registador de status ou program status Word