conceitos basicos de hardware e software
1. Os problemas do uso de válvulas nos computadores da primeira geração é que esquentava demais consumiam muita eletricidade e se queimavam com facilidade.
2. A diferença é que os computadores da primeira geração eram lentos, enormes, ocupavam salas inteiras e tinham muitos metros de fios. Já na segunda geração foi quando ocorreu a substituição das válvulas eletrônicas por transistores e os fios de ligação por circuitos impressos que tomou os computadores mais rápidos, menores e de custo baixo.
3. O que contribui para que os computadores se tornassem menores foi a evolução com o passar do tempo quando deixaram de ser mecânicos e assim tornando-se eletrônicos e também a substituição dos fios de ligação por circuitos impressos.
4. 1ª geração: A substituição dos relés por válvulas. 2ª geração: foram criados os transistores, que faziam as mesmas funções das válvulas com o custo bem mais acessível. 3ª geração: foram criados os circuitos que são um conjunto de transistores, resistores e capacitores construídos sobre uma base de silício (microchip). 4ª geração: O microprocessador que é um dispositivo que reúne num mesmo circuito integrado todas as funções do processador central, sendo, portanto a base do microcomputador.
5. 1883- Babbage apresentou o projeto da primeira máquina programável (programa externo), “máquina analítica”, projetada para ser capaz de realizar qualquer operação matemática; é considerada a percussora dos atuais computadores eletrônicos.
1944- John Von Neumann propôs que os programas fossem internos à máquina e estabeleceu os fundamentos para a construção do computador eletrônico.
1946- Entrou em funcionamento o primeiro computador eletrônico; o ENIAC.
1951- Entraram em funcionamento, na universidade da Pensilvânia (EUA), os primeiros computadores fabricados em série, o UNIVAC e o IBM701.
6. A evolução dos computadores permitiu diferenças significativas, tanto no tamanho,