Conceito de gótico
Estética e Teoria da Arte (46- 47)
Mayta Fernanda Pasa
Fabrício A. G. De Prá, Giovana Andrighetti, Inajara Leal,
Neura C. de Abreu, Tiago Bebber.
Gregos
A história filosófica teve início há mais de 2.500 anos. Os gregos conseguiram dar origem a uma comunidade punica em relação à língua, religião e cultura que impulsionou o grande salto da ciência da Idade Antiga.
A capacidade intelectual grega foi causadora do extraordinário progresso das artes, da literatura, da musica e da própria filosofia.
A filosofia se esforça por conhecer de forma clara e racional a natureza, o ser humano e o universo que nos rodeia e a metamorfose que nelas acontecem.
A filosofia grega divide-se em 3 períodos: Pré- Socrático, Socrático e
Helenístico.
Na filosofia do Pré- Socrático elucida-se a procedência do mundo e das coisas a sua volta, sendo assim, tentando entender a physis (natureza) através da razão. Destacou-se nessa fase Tales de Mileto.
No período Socrático sai a metafísica e caminha em direção ao homem em si.
Surgimento da democracia e da polis (cidades) .
O período helenístico surge após o declínio político das polis. Trabalha com a natureza e estuda as leis do raciocínio. Procura dar ênfase à felicidade e a ensinar as pessoas a tomarem controle de suas vida.
Foram atos importantes do período grego: Criação da filosofia humanista por
Sócrates, a fundação da Academia de Atenas por Platão e a doutrinação da lógica e de muitos outros conhecimentos como a Metafísica, a moral e a política por Aristóteles.
Os gregos tinham muito destaque nas artes. Em suas esculturas, pinturas e até mesmo na arquitetura possuem beleza e perfeição primordiais. Através das artes eles representavam cenas do cotidiano, fatos históricos, temas como religião e mitologia.
A arte grega manifestou-se em 3 períodos:
Arcaico ( Séc. VIII – Séc. VI a.C.), conserva as formas geométrica e esculturas em mármore; Clássico (Séc. V - IV a. C.),