logistica reversa
A logística reversa é “instrumento de desenvolvimento econômico e social” caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação.
Logo se entende que é instrumento que visa o setor econômico das empresas, entendo que a escassez de minerais responsáveis pela produção de produtos industriais é evidente. Algumas empresas com o fim de obterem certificados de empresas sustentáveis já detinham este procedimento.
Mas, buscando entender o lado ambientalista do assunto, pensemos no seguinte: as empresas, que obviamente focalizam o ponto econômico tiveram uma ideia do nada e resolveram agir pra mudar o mundo, claro que não, tudo envolve expectativa financeira, o mundo se fecha pra quem causa impacto, as vendas caem, o nome da empresa é denegrido, como já dito, os recursos minerais estão escassos, o lixo consome grande parte do território mundial e nada mais pode ser feito senão restituir, refazer, recriar matéria prima de matéria prima!? Confuso, mas a única alternativa para que se possa andar conforme as respostas do meio ambiente a todos os impactos causados, para conhecer como funciona esse fluxo reverso, ele é divido em pós-consumo e pós-venda.
- Pós-venda - A caracterização da logística reversa de pós-venda se dá quando há a reutilização, a revenda como subproduto ou produto de segunda linha e a reciclagem de bens que são devolvidos pelo cliente a qualquer ponto da cadeia de distribuição por erros comerciais, expiração do prazo de validade e devolução por falhas na qualidade, ao varejista, atacadista ou diretamente à indústria.
Por exemplo: O suco del Valle com o bolor, mofo, irá permitir que o consumidor seja reparado pelo dano. (produtos com defeito).
Logo este método seria considerado negativo pois responde pelas falhas de produção, e demonstra a