Conceito de funções administrativas
Trabalho apresentado ao Curso de CIÊNCIAS CONTÁBEIS a UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para um trabalho interdisciplinar.
Orientador: Prof.
1. INTRODUÇÃO
O século XXI está marcado pelos avanços da tecnologia e com isso o ritmo das informações se propaga de uma forma muito rápida. Com esse advento da informatização ganha, quem consegue acompanhar esse ritmo frenético imposto pela sociedade atual está à frente de se qualificar e aperfeiçoar.
Conhecimento. Esse é um dos requisitos essenciais para incorporar essa nova era. A competitividade é a pulsão dos novos negócios; ela acirra a concorrência e nessa busca por uma excelência no trabalho, faz-se necessário conhecer a real situação da empresa ou do negócio em questão. Esses agentes podem ser clientes, investidores, fornecedores, órgãos governamentais e até mesmo os empregados. Todos esses agentes buscam primeiro o conhecimento da empresa, para depois realizar seus negócios.
A ferramenta que dá esse conhecimento necessário é a contabilidade. Essa ciência busca mensurar, condensar, testar a veracidade e fazer a análise dos dados econômicos de uma organização. O profissional formado em ciências contábeis não só cumpre aquelas questões tributárias e burocráticas, mas também faz um amplo trabalho dinâmico no sentido de fornecer aos gestores informações precisas nos processos de decisão. (THIAGO DANTAS, 2009-PAG.23).
Toda empresa é obrigada legalmente a contratar os seus serviços de um contador, pois ele é um gerente de informações. Essa profissão é o estudo e a prática dos registros e controles que demonstram a situação contábil de pessoas físicas e jurídicas. O contador é um especialista em planejamento tributário, em análise financeira.
O objetivo principal proposto para essa atividade é fixar conteúdos do primeiro semestre do Curso de Graduação de Ciências Contábeis da UNOPAR enfocando a matemática na contabilidade, os fatores ambientais das organizações, aspectos jurídicos dos