conceito de funções administrativas
Atualmente ainda se faz importante a análises, fayol quem primeiro conceituou sobre as funções administrativas. Na época, a necessidade era realizar a diferenciação entre as funções operacionais e de getão.Esse foi um passo importante para que administração pudesse ser encarada como profissão. Assim essa função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo. Por meio do planejamento a empresa irá preparar, estabelecendo metas e realizando previsões futuras.
TEÓRICO QUE DESENVOLVEU: Jules Henri fayol, nascido na França, foi um engenheiro de minas e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração. Ele é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno, no qual dividiu a administração em determinadas funções:
Planejamento: A tarefa de planejar, apesar de ser algo do nosso cotidiano, não é uma das tarefas mais fáceis. O ato de planejar consiste em definir aquilo que será feito, como e quando será executado.
Organização: é uma tarefa interessante, consiste basicamente na divisão do trabalho e na atribuição de tarefas. Para saber como fazer basta olhar mais profundamente para a equipe de trabalho, saber quais são as qualidades e defeitos de cada um.
Dirigir: ato de dirigir significa orientar como fazer. Sempre encontrar situações inéditas, mesmo para tarefas do cotidiano. O administrador não pode atribuir tarefas sem dar condições do membro da equipe desempenhá-la. Pode ser que não domine determinada tecnologia ou assunto, mas é necessário orientar como se quer que o produto final fique.
Controle: Uma parte que muitos negligenciam é o Controle das tarefas. É muito fácil, planejar, fazer executar, obter resultados e não controlá-los durante o processo de execução, podendo ter problemas no resultado final se o contole da cada tarefa não estiver bem feito.
Fayol ainda definiu seis grupos de