Conceito de emprestimos
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
EMPRESTIMOS
CURITIBA
2014
EMPRESTIMOS
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina de Administração e Economia I, no curso de Engenharia Civil, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Prof: Luiz Afonso Caprilhone Erbano
CURITIBA
2014
INTRODUÇÃO
Um empréstimo é um tipo de dívida, é em compromisso entre duas partes de que um determinado bem ou um valor monetário será emprestado ao devedor pelo credor do empréstimo, e deverá ser devolvido acrescido dos juros acertados.
Um empréstimo tem estipulado em prazo de início e de fim do serviço. O prazo do empréstimo pode ser decidido pelas partes de forma livre. Geralmente o empréstimo é realizado através da assinatura de um contrato de empréstimo. É comum a utilização do termo empréstimo para designar outras operações, como financiamento e crédito. No entanto, tais termos não são equivalentes.
Enquanto no empréstimo o valor é dado sem destinação específica, no financiamento existe vinculação entre o valor concedido e sua utilização. Já o crédito, que também não tem destinação específica, é utilizado para a satisfação de uma necessidade a curto prazo. O empréstimo, por sua vez, não tem valor fixo, e pode ser concedido de acordo com o pedido do cliente e sua possibilidade de pagamento.
SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO
Você pode perceber intuitivamente que um sistema de amortização nada mais é do que um plano de pagamento de uma dívida contraída. Esses planos de pagamento podem assumir muitas formas. Exemplos de aplicação de sistemas de amortização: compras a prestação, empréstimos em bancos para pagamento em parcelas periódicas, empréstimos do sistema financeiro da habitação para compra da casa própria e outros.
Sistema de