conceito de empreendedorismo 2
2.1 Empreendedorismo
Segundo Chiavenato (2007, p. 5), citando Reynolds (1997) e Schumpeter
(1934), o empreendedorismo tem sua origem na reflexão dos pensadores econômicos do século XVIII e XIX, conhecidos defensores do liberalismo econômico.
Estes pensadores econômicos defendiam que, a ação da economia era refletida pelas forças livres do mercado e da concorrência. E o empreendedorismo tem sido visto como um engenho que direciona a inovação e promove o desenvolvimento econômico. Empreendedor é um termo utilizado para qualificar principalmente o indivíduo que apresenta de uma forma especial e inovadora de dedicação às atividades de idealização, organização, administração e execução e que resulta na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos (mercadorias) ou serviços. Gerando um novo método de produção (ou serviço) com o seu próprio conhecimento. É o inovador que modifica com suas atitudes qualquer área do conhecimento humano ou também para designar o fundador de uma empresa ou entidade que foi construída a partir de uma idéia ou projeto.
Qualquer definição de empreendedorismo deve-se encontrar pelo menos os seguintes aspectos: a) Iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz; b) Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa, transformando o ambiente social e econômico onde vive; c) Aceita assumir os riscos e a possibilidade de fracassar (Dornelas, 2007, p. 8). Ferreira (2009), citando a instituição Global Entrepreneurship Monitor (GEM) que define empreendedorismo como um aspecto da ação humana, onde todos os atos individuais de arbítrio são, em vários graus, expressões de atitudes empreendedoras, tais como motivação, inovação, competitividade e aspiração de rápido crescimento, e que podem ser sistematicamente e rigorosamente estudadas.
Segundo Silva (2007, p. 6), o empreendedorismo deve ser observado, enquanto processo dinâmico que tem inerente a concepção, percepção e a