Conceito de desenvolvimento sustentável
QUESTÃO 1 Conciliar desenvolvimento, sustentabilidade e equilíbrio social, parece totalmente impossível... mas não é. Com o desenvolvimento mundial em franca aceleração nos últimos anos, a palavra SUSTENTABILIDADE ganha cada vez mais foco e se torna palavra de ordem entre ativistas do mundo inteiro, preocupados e com razão com o consumo predatório de nossos recursos cada vez mais escassos. Há um esforço imenso destes organismos sociais no sentido de chamar atenção do mundo para este problema que a cada dia se agrava mais. Entendo que é necessário gigantesco empenho político, social e educacional já que a maioria desconhece ou ignora a necessidade de se tomar uma ação mais concreta. Ainda é tímida a participação efetiva do governo, há muita desigualdade social e a educação e cultura de qualidade chega apenas a uma minoria. Mesmo que o equilíbrio social fosse uma realidade dos tempos atuais, ainda assim careceríamos de um modelo de educação mais eficiente e mesmo se isso fosse possível, os governantes teriam que investir pesado em uma infra-estrutura mais condizente com esta realidade. Como vêem é uma reação em cadeia do centro para as arestas.
Um bom exemplo de desinformação são os fóruns mundiais que se realizam países afora. Sabemos onde e quando será, quem participará e até horários, mas não temos representantes populares entre os governantes e nem acesso ao conteúdo completo das discussões que ao final, surte pouco ou nenhum resultado prático. Não podemos falar em SUSTENTABILIDADE seja ela social, ambiental, ecológica, política ou econômica sem mencionarmos que para que isso aconteça é necessário vontade política, social e cultural.
Conflito Entre o Desenvolvimento Urbano e a Promoção da SUSTENTABILIDADE
Vivemos uma situação caótica nos grandes centros urbanos. Violência, congestionamentos, expansão sem controle e infra-estrutura deficitária são só alguns dos inúmeros problemas que