conceito de custeio direto, indireto e por volume
PREVISÃO DE VENDAS E AS DIFERENÇAS ENTRE PLANEJAMENTO, PREDIÇÃO E PREVISÃO
PREVISÃO DE VENDAS
A previsão de vendas é importante para que todas as atividades necessárias ao processo industrial sejam adequadamente programada, isto é, utilizar de maneira correta, para realizar a reposição dos materiais no momento e na quantidade certa. Sendo assim, é necessário que a empresa tenha uma ideia de quanto pretende vender de seus produtos ou serviços, pois é o ponto de partida, direto ou indireto, para praticamente todas as decisões. Apesar de as previsões serem importante e úteis para o planejamento das atividades, elas apresentam erros em suas estimativa, portanto, é precisos identificar o porquê das variações entre as previsões para tomar decisões mais corretamente.
PLANEJAMENTO, PREDIÇÃO E PREVISÃO
Planejamento: Processo lógico que descreve as atividades necessárias para ir do ponto no qual nos encontramos até o objetivo definido.
Predição: Processo baseado em dados subjetivos para determinação de acontecimentos futuros, sem uma metodologia de trabalho clara. Previsão: Processo para determinação de dados futuros baseados em modelos estatísticos, matemáticos ou econométricos ou também, apoiado em uma metodologia de trabalho claro, através de um modelo subjetivo e previamente definido.
DEMANDA
Para se obter uma previsão de vendas adequada é necessário ter informações a respeito da demanda de produtos. Os tipos de demanda mais comuns são:
Média
Tendência linear
Tendência não linear
Estacional (Sazonal)
TIPO DE PREVISÕES
As empresas nem sempre possuem um mesmo sistema de previsão de pedidos, podem ter um volume firmes e de pedidos variáveis, como é o caso de uma gráfica de jornais e a construção de uma ponte, podendo assim criar um demanda variável. Sendo assim, administrar uma demanda é reconhecer e controlar todas as demandas de produto, que pode ocorrer a curto, médio e longo prazo.
Para as previsões de curto prazo (3 meses) são