Conceito De Contabilidade
A contabilidade é a ciência que estuda a situação patrimonial, financeira e econômica das empresas. Além disso, apresenta relatórios que resumem a situação das organizações.
Com relação ao resumo da situação das organizações, significa que a contabilidade é aplicável não somente a empresas, como também a outras instituições. Assim, a Contabilidade estuda a situação de empresas públicas, instituições filantrópicas, partidos políticos, condomínios residências, entre outros.
A situação patrimonial refere-se a quantidade de bens, direitos e obrigações que a empresa possui. O estudo da situação financeira aborda os recursos financeiros e suas aplicações. O estudo da situação econômica abrange a viabilidade e a rentabilidade da empresa como um conjunto.
Segundo ARI FERREIRA DE ABREU (Editora Saraiva):
“A contabilidade tem o objetivo de fornecer dados para que seus leitores possam planejar suas atitudes e controlar o desempenho da empresa”.
O contador é o profissional encarregado de desempenhar os processos da contabilidade dentro das organizações. A contabilidade tem a função de produzir relatórios referente a situação da empresa. De forma semelhante, um jornalista relata os fatos cotidianos. Assim, pode ser feita uma analogia entre a função do contador e a do jornalista; afinal, ambos têm como missão relatar fatos ocorridos. Esse trabalho pode ser definido em cinco etapas:
Etapa 1 – PLANEJAMENTO: o contador pesquisa os fatos mais importantes a serem registrados e relatados, quais métodos serão utilizados e que relatórios precisará elaborar.
Etapa 2 – COLETA E REGISTRO DE DADOS: o contador verifica quais os eventos ocorreram e os registra, esse processo é denominado escrituração. A escrituração é feita de acordo com o planejamento original, embora sejam comuns adaptações do método planejado à realidade encontrada.
Etapa 3 – ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS: o contador resume os dados registrados na escrituração durante a elaboração de