conceito de contabilidade
Quais as formas de registrar dados contábeis: através de escrituração, analise de balanços, demonstrações contábeis e auditoria.
Princípios da Contabilidade: entidade,continuidade,oportunidade,registro pelo valor original,competência e prudência.
Continuidade: pressupõe que a entidade continuará em operação no futuro,a mensuração e apresentação dos componentes do patrimonio consideram esta circunstancia.
Oportunidade: é o processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produção de informações integras e tempestivas.
(sua relevancia perde-se quando a essas informações não possuem integridade e tempestividade)
Registro pelo valor original: determina que os componentes do patrimônio devem se inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.
Entidade: deve ter plena distinção e separação entre pessoa física e pessoa jurídica.o patrimônio da empresa jamais se confunde com o dos seus sócios.Não se misturam transações de uma empresa com as de outra, mesmo que ambas sejam do mesmo grupo empresarial, é respeitada a individualidade.
Competência: transações são refletidas quando da sua ocorrência, confrontação das receitas e despesas.
Prudência: especifica que ante duas alternativas, igualmente válidas, para a quantificação da variação patrimonial, será adotado o menor valor para os bens ou direitos e o maior valor para as obrigações ou exigibilidades
Relevância: capacidade de influenciar as decisões econômicas, previsão e/ou confirmação, afetada pela natureza (tipos de estoque e itens anormais),materialidade (influencia da ausência)
Representação fidedigna: representa um fenômeno relevante,com fidedignidade o fenômeno que se propõe representar, livre de erros, completa e neutra.
Comparabilidade: entre entidades e períodos(mensuração, apresentação,políticas contábeis),leva a