Conceito de Comunidade
A palavra comunidade tem origem no termo latim communĭtas. O conceito refere-se à qualidade daquilo que é comum, pelo que permite definir distintos tipos de conjuntos: das pessoas que fazem parte de uma população, de uma região ou nação; das nações que se encontram unidas por acordos políticos e econômicos (como a Comunidade Europeia ou o Mercosul/Mercado Comum do Sul); ou de pessoas vinculadas por interesses comuns (como é o caso da comunidade católica).
Pode-se dizer que uma comunidade é um grupo de seres humanos que partilham elementos em comum, como o idioma, os costumes, a localização geográfica, a visão do mundo ou os valores, por exemplo. É um conjunto de interações, comportamentos humanos com significado e expectativas entre os seus membros. No seio de uma comunidade, é hábito criar-se uma identidade comum mediante a diferenciação de outro(a)s grupos ou comunidades.
Do ponto de vista da sociologia, certos lugares como as cadeias ou os quartéis também são comunidades que podem ser descritas e analisadas. Por outro lado, no mundo laboral, uma empresa também é uma comunidade, uma vez que os seus integrantes partilham de objetivos comuns e de uma filosofia corporativa.
Graças ao desenvolvimento das novas tecnologias e da Internet, formaram-se as chamadas comunidades virtuais. As redes sociais, os fóruns, os sistemas de mensagens instantâneas e os blogs são espaços que permitem a criação deste tipo de comunidades.
Apesar de uma comunidade ser um sistema cultural (no sentido em que transcende os indivíduos) não se pode assumir que uma comunidade é uma unidade harmoniosa. Não o é. Ela está recheada de facções, lutas e conflitos baseados em diferenças tais como a de gênero, religião, acesso à riqueza, etnia, classe, nível educacional, rendimento, propriedade, língua e muitos outros fatores.
A comunidade possui vida própria que transcende a soma das vidas de todos os seus membros. Enquanto uma organização