conceito de cerrado
Ao analisarmos o conceito de cerrado é possível estabelecer que existem dois conceitos: O conceito fisiológico e o conceito florístico.
O cerrado é o bioma que comporta a mais rica savana do planeta, e vem sendo alvo de investigações biológicas diversas.
O presente estudo focalizou as feições das vegetações da flora nelas presentes,analisando a contribuição daquelas que pretenderam definir suas fitofisionomias.
Alguns autores aceitam como classe fisionômica a savana,mas este conceito resulta em uma serie de problemas,pois imputam significados diferentes ao termo,o que obscurece o tipo de vegetação tratada, o que dificulta quaisquer comparações.
. O cerrado é considerado a savana de maior Biodiversidade do planeta abrigando, em seus domínios, uma riqueza biológica superior a mais de 160.000 espécies e, nada mais nada menos, que o segundo maior conjunto de animais da Terra.
É apontado para grandes pesquisas na América Latina,devido ao grande potencial de utilização da sua biodiversidade.E a cada dia novas espécies são descobertas,por isso não se tem estimativas certas da quantidade exata dessa rica biodiversidade.
Os fatores que caracterizam a vegetação dos cerrados são ,a altitude ,periodicidade das queimadas e declividade que vão apresentar as características físicas desse bioma, que é composta por árvores de pequeno porte, com caules retorcidos e folhas grossas ,adaptadas a situações adversas como seca e fogo. Os solos são pobres em nutrientes, com alto grau de acidez e quantidades tóxicas de alumínio.
Essas características do cerrado vão levar a errônea percepção de que se tratava de um bioma pobre, e que por isso vão levar ações antrópicas,sobretudo na forma de atividades econômicas,levando a ocupação desordenada ao longo dos anos,e a sua rápida degradação ambiental.
São relatadas s ações antrópicas no cerrado a partir do século dezoito,quando a mineração se desenvolveu criando um ciclo de exploração intensiva.Que com o fim da