conceito de cargo
O conceito de cargo como o conceito de departamento é um subproduto do modelo burocrático de organização. Ele é uma decorrência do método cartesiano e da divisão do trabalho organizacional que imperou durante quase toda a era industrial. O conceito cargo ou departamento são definidos, imutáveis e permanentes dentro de uma concepção burocrática. Por isso que na era da informação, esse modelo organizacional não se adaptou pois ele não tem flexibilidade, agilidade, integração, coordenação e não esta apto a inovações.
2.0 Descrições de Cargo
É um processo que consiste em enumerar as tarefas ou atribuições que compõem um cargo e que o torna distinto de todos os demais cargos existentes na organização. Descrição de cargos representa o detalhamento das atribuições ou tarefas do cargo, é basicamente um levantamento escrito dos principais aspectos significativos do cargo e dos deveres e responsabilidades que envolvem.
3.0 O que é um Cargo
O cargo pode ser descrito como uma unidade da organização que consiste em um grupo de deveres e responsabilidades que o tornam separado e distinto dos outros cargos. Os deveres e as responsabilidades de um cargo pertencem ao empregado que o desempenha e proporcionam os meios pelos quais os empregados contribuem para o alcance dos objetivos de uma organização.
4.0 Analise de Cargo
Após feita a descrição do cargo, o passo seguinte é analisar o cargo em relação aos requisitos que ele impõe ao seu ocupante. Enquanto a descrição se preocupa com o conteúdo do cargo, a análise estuda e determina todos os requisitos qualitativos, responsabilidades, envolvidas e as condições exigidas pelo cargo para o seu adequado desempenho.
A estrutura da analise de cargos concentra-se em quatro áreas de requisitos quase sempre aplicadas a qualquer tipo ou nível de cargo:
1. Requisitos mentais;
2. Requisitos físicos;
3. Responsabilidades envolvidas;
4. Condições de trabalho.
4.1 Requisitos Mentais
Considera as exigências do