Concabilidade de custos

1514 palavras 7 páginas
CONTABILIDADE DE CUSTOS

CONCEITO

A Contabilidade de Custos é dedicada à um estudo racional dos gastos feitos para se obter um bem de venda ou consumo, seja um produto, mercadoria ou serviço. Tem por objetivo organizar, analisar e interpretar os custos dos produtos, dos inventários, dos serviços, dos componentes da organização, dos planos operacionais e das atividades de distribuição, para determinar o lucro, controlar as operações e auxiliar o administrador na tomada de decisões.

ORIGEM E EVOLUÇÃO

A Contabilidade de Custos nasceu com a Revolução Industrial, e objetivava uma simples avaliação no final de um determinado período, considerando estoque inicial, adicionando as compras, subtraindo o estoque final e obtendo o custo das mercadorias vendidas, e também verificar os resultados obtidos pelas empresas como consequência da fabricação e venda de seus produtos.
Nessa época, as empresas possuíam processos produtivos artesanais, em sua maioria, por isso os custos eram apenas a matéria-prima e a mão-de-obra. Hoje, com o crescimento das organizações, da concorrência e escassez de recursos, surgiu a necessidade de aprimorar a forma de planejar e controlar as atividades empresariais.
É necessário que toda empresa tenha um sistema de custos, pois torna-se mais difícil tomar uma decisão confiável e ter uma margem de segurança satisfatória, sem o conhecimento dos custos do modo mais real possível.
As informações relativas aos custos, desde que bem organizadas, resumidas e relatadas, constituem uma perfeita ferramenta administrativa, pois as informações de custos são parte do sistema de informação gerencial, de muita importância para a administração, já que estas irão dar subsídio básico para o processo de tomada de decisões, e para o planejamento e controle das atividades empresariais.

TERMINOLOGIA UTILIZADA

Antes de qualquer estudo sobre Contabilidade de Custos, é necessário conceituar alguns termos importantes, utilizados neste estudo.

- Gasto: Sacrifício

Relacionados

  • manual de contabilidade societária
    528945 palavras | 2116 páginas