COMÉRCIO INTERNACIONAL
COMÉRCIO TODA RELAÇÃO DE TROCA ENTRE DOIS OU MAIS SUJEITOS SOCIAIS E IMPLICA NECESSARIAMENTE EM UMA RECIPROCIDADE
COMÉRICO INTERNACIONAL SÃO TROCAS ENTRE NAÇÕES DA COMUNIDADE MUNDIAL, INSERIDA NA ECONOMIA INTERNACIONAL. NO COMÉRCIO INTERNACIONAL VIGORA A VONTADE DAS PARTES, O ESTADO NÃO ATUA TANTO. POSSUEM LEIS INTERNAS DOS PAÍSES INTERVENIETES, PARTICIPAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS, ORDENAMENTO JURIDICO INTENACIONAL, LEIS MODELOS (UNCITRAL), ARBITRAGEM, MEDIAÇÃO.
EXPORTAÇÃO É A SAÍDA DE MERCADORIA NACIONAL OU NACIONALIZADA DO TERRITORIO ADUANEIRO BRASILEIRO PARA ADQUIRENTE NO EXTERIOR. COM COBERTURA CAMBIAL (IMPLICA EM PAGAMENTO PELO IMPORTADOR EXTRANGEIRO) OU SEM COBERTURA CAMBIAL (NÃO ACARRETA TRANSFERENCIA DE DIVIDAS).
IMPORTAÇÃO ENTRADA DE MERCADORIA NO TERRITORIO NACIONALDE UM PAÍS ADVINDAS DO EXTERIOR.
REEXPORTAÇÃO SAÍDA DO PAÍS DE MERCADORIAS NÃO NACIONALIZADAS.
O COMÉRCIO INTERNACIONAL POSSUI UM CONTRATO INDIVIDUAL (DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO) E CONTRATO ESTADUAL (DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO – ACORDOS E CONVENÇÕES)
ORGÃOS QUE REGULAM O COMÉRICO EXTERIOR OMC (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO) OIT (ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO)
UNCITRAL TRATA DA EXCLUSIVIDADE DE TRANSPORTE DE MERCADORIA ENTRE PAISES
COMEX SE PRATICA ENTRE NAÇÕES ATRAVES DE PESSOAS
CLASSIFICAÇÃO DO MERCADO PRIMITIVO (ECONOMIA DE SUBSISTENCIA,BAIXONIVEL DE INDUSTRIALIZAÇÃO,RENDA MUITOBAIXAEPEQUENADEDICAÇÃO DO COMERCIO E NÃO TEM MUITA EXPRESSÃONO COMÉRCIO INTERNACIONAL), SUBDESENVOLVIDO (TEM RIQUEZA NATURAL GRANDE, EXPORTARECURSO EMESTADO NATURAL E EM ESTADO BRUTO, IMPORTA EQUIPAMENTO E TERCNOLOGIA),SEMI-INDUSTRIALIZADO (EMPRESAS EXTRANGEIRAS EXPLORAM O BENEFICIO EXTRANGEIROS OU O ESTADO CONTROLAM AS EXPORTAÇÕES, À UM DESEQUILIBRIO DE RENDA)
INDUSTRIALIZAÇÃO PRIMÁRIA EM DESENVOLVIMENTO (BRASIL-AUMAUMENTO DE DEMANDA INTERNA,INSTALAÇÃO DE INDÚSTRIAS EXTRANGEIRAS, INVESTIMENTOS PARA EXPORTAÇÃO, IMPORTAÇÃO DE BENS DE CAPITAL E TERCNOLOGIA AVANÇADA),