Comércio Eletrônico
O comércio eletrônico ou e-commerce é a compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da Internet, onde as chamadas Lojas Virtuais oferecem seus produtos e formas de pagamento online. O comércio eletrônico é um meio facilitador dos negócios, tornando o processo de venda fácil, seguro, rápido e transparente, reduzindo os custos das empresas que atuam neste segmento e estimulando a competitividade.
Atualmente temos hoje mais de 80 milhões de internautas e a tendência é crescer. A inclusão digital das classes C, D e E também tem incrementado as vendas nos últimos anos. Dos novos compradores, a grande maioria representava a classe C. As facilidades de acesso a cartões de crédito, a popularização da internet, o aumento na venda de smartphones, notebooks e tablets são alguns aspectos que têm atraído as classes C e D a ir às compras on-line. Todos esses fatores colocam o Brasil entre os cinco países nos quais mais se faz compras pela internet.
No ranking de comércio eletrônico dos países latinos, o Brasil é o país que lidera a participação de compras no e-commerce com 59%, com as vendas online representando cerca de 2% do PIB brasileiro.
Para o comércio eletrônico, é sempre fundamental provar que as compras são seguras. Dúvidas como a credibilidade da loja, o recebimento do produto no dia prometido e procedimento de compra são fatores que fazem a diferença para a conquista de novos consumidores.
O modelo do e-commerce amplia a atuação e a visibilidade do empreendimento, porém o empresário de micro e pequena empresa deve conhecer bem ferramenta a fim de explorá-la adequadamente e aproveitar as vantagens que ele pode gerar, tais como o aumento das vendas e a divulgação de um negócio local para todo o país e até mesmo para o exterior.
Planejamento de Marketing e de Negócios na Internet
No e-commerce, quando a empresa já tem as decisões sobre o mercado, produtos, concorrência e consumidores, ué preciso começar a pensar sobre a criação da loja