Comércio eletrônico
O comércio eletrônico é a utilização de recursos tecnológicos para realizar operações tradicionais de compra e venda de uma forma mais dinâmica e rápida do que os meios mais usuais . Quando compramos algo com o cartão de crédito, quando retiramos dinheiro de um caixa eletrônico, quando recebemos um fax com a encomenda de uma mercadoria, estamos fazendo comércio eletrônico. Mas sem dúvidas a internet veio para revolucionar essas operações. Neste estudo iremos avaliar vantagens e desvantagens, bem como o marketing pode influenciar para tomada de decisões dos usuários .
De acordo com o site especializado em comércio eletrônico (www.ecommerce. org.br) é previsto que no Brasil as vendas pela internet venham a faturar algo em torno de R$ 6.40 bilhões. Números espantosos para quem esta em 10º lugar no ranking em números de internautas, com apenas 16% da população com acesso a internet.
Vantagens Empresariais
A possibilidade de se comunicar com outras empresas, clientes e fornecedores é sem dúvida uma grande vantagem, mas poder ter um maior controle do estoque, reduzir gastos com ligações interurbanas, registros mais precisos de encomendas e a possibilidade de acompanhar as necessidades do cliente em tempo real, torna a redução de custo um diferencial enorme.
Vantagens do Consumidor
Poder visitar uma empresa 24h por dia e em qualquer dia da semana, na comodidade de sua casa, sem enfrentar fila, constrangimento, engarrafamento e o mais importante independente de onde você esteja, é um fator que contribui para a compra on-line Informação sobre produtos, ficha técnica, assistência técnica.
RISCOS E DESVANTAGENS
Gerenciamento a privacidade de informações: Os sistemas eletrônicos de pagamento precisam assegurar e manter a privacidade.
Bisbilhotice: Os ataques de bisbilhotice (Hacker) na rede podem resultar no roubo de informações de contas, tais como: números de cartões de crédito, números de contas de clientes ou informações sobre saldos.