Comunismo
Podemos definir o comunismo como uma doutrina ou ideologia (propostas sociais, políticas e econômicas) que visa a criação de uma sociedade sem classes sociais. De acordo com este sistema de ideias, os meios de produção (fábricas, fazendas, minas, etc) deixariam de ser privados, tornando-se públicos. No campo político, a proposta comunista defende a ausência do Estado. Portanto o comunismo pode ser compreendido como certo tipo de ordenação social onde as desigualdades seriam ordenadamente abolidas. Pois quem defende tal ideia acredita que a desigualdade social gera caos, revoltas, miséria e guerras e o comunismo seria uma espécie de utopia onde não existiriam classes sociais. O proletariado seria liberto de sua condição, e os bens não pertenceriam a ninguém e o mesmo tempo pertenceria á todo mundo sendo disponíveis para todas as pessoas. e a coletividade seria algo comum ou seja, trabalhando e compartilhando o resultado de seu esforço com todos. Mas intenção de banir as diferenças entre as pessoas acaba fazendo com que muitos acreditem que o comunismo é algo muito difícil de ser alcançado.
O termo comunismo surge a partir dos trabalhos de teoria econômica do alemão Karl Marx, que, influenciado por filósofos como Hegel, tece um minucioso estudo das relações econômicas e seu histórico através dos tempos.
O desenvolvimento da sociedade capitalista trouxe novas inspirações ao pensamento comunista. O auge dessas tentativas de explicação das desigualdades surgiu com os pressupostos do socialismo científico de Karl Marx e Friedrich Engels. Inspirados pela dialética hegeliana e uma interpretação histórica das sociedades, esse pensadores buscaram na realidade material a construção de um argumento que colocou no antagonismo das classes sociais as bases de transformação do mundo.
Dessa maneira, o socialismo lançou uma ousada proposta de transformação ao buscar na luta de classes e no materialismo histórico, meios racionais de mudança. Segundo o pensamento