comunismo
O comunismo (do latim communis – comum, universal) é uma ideologia (propostas sociais, políticas e econômicas), dos séculos XIX e XX, que defende o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes, sem Estado e livre de opressão, onde as decisões sobre o que produzir e quais politicas seguir deveriam ser tomadas democraticamente. De acordo com esta ideologia, os meios de produção (fábricas, fazendas, minas, etc) deixariam de ser privados, tornando-se públicos. No campo político, a ideologia comunista defende a ausência do Estado, onde existe uma igual distribuição de riqueza e a propriedade comum de todos os bens.
As desigualdades sociais já levavam filósofos a pensar numa sociedade ideal que tivesse igualdades de direitos, sendo o comunismo pensado de diferentes formas ao longo do tempo, desde a Grécia Antiga com o filosofo Platão. Com desenvolvimento da sociedade capitalista, o enriquecimento da burguesia e a opressão da classe proletária, no século XIX, surge o “Comunismo” em função da reflexão teórica apontada por Karl Marx (1818 -1813) e Friedrich Engels (1820-1895).
Segundo Mark o objetivo do comunismo é o domínio do proletariado perante o declínio da burguesia acabando assim com as diferenças de classes, em que “cada pessoa atuará segundo a sua capacidade e receberá segundo a sua necessidade”. O comunismo se baseia numa sociedade sem classes onde todos tem os mesmos direitos, os mesmo ganhos e os mesmos gastos. Sob tal sistema o Estado não teria a necessidade de existir e seria extinto. Além disso traria a verdadeira democracia, distribuiria riqueza e acabaria com as guerras a fome e a miséria e daria oportunidades e condições iguais a todos os homens.
As ideias do sistema comunista estão presentes nas obras: “Manifesto Comunista” (1848) de Karl Marx e Friedrich Engels e “O Capital” (1867) de Marx. Apesar dos escritos de Mark serem idealistas ainda que utópicos, sempre falharam em termos de aplicação pratica conduzindo a