COMUNIDADE DO AMANHÃ
Nas últimas décadas diversas foram as mudanças ocorridas nos mais diferentes setores de nossa sociedade. Mudanças estas, que por varias vezes resultaram na necessidade de adaptação e reaprendizado, causando incertezas e angústias as pessoas. Neste contexto, as pessoas e suas organizações familiares também sofreram os efeitos destas mudanças, indo desde os arranjos familiares até a dependência química e violências dentro de casa. O conjunto de políticas, programas e projetos especialmente dirigidos para as populações pobres é chamado de política social, que tem por objetivo compensar a desigualdade social, assumindo assim, uma natureza corretiva e paliativa. No Brasil, desde a promulgação da Constituição de 1988, várias garantias de bem-estar foram deliberadas, resguardando direitos aos cidadãos de forma a aumentar a qualidade ou melhorar as condições de vida.
A Criança e o Adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. (ECA, Cap. II, Art.15).
O Projeto será executado pela associação de moradores do bairro de Palmares que tem um papel fundamental na inclusão social dos moradores da comunidade e com o auxilio técnico da estudante de Serviço Social Luacy Costa da Silva. A Constituição Federal de 1988 assegura a proteção integral de crianças e adolescentes e foi regulamentada pela Lei Federal nº 8.069/1991 - Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. A proteção social à criança e ao adolescente impõe necessidades de um trabalho efetivo com suas famílias. Nesse sentido o projeto irar trabalhar a inclusão social, por meio do acesso a cultura, ao convívio comunitário e social, forma parcerias com entidades para a formação dos usurários para o mundo do trabalho, a educação, a saúde, a leitura entre outras, assim como atenderá mães e idosos socialmente ativos em situação de risco, favorecendo