Comunicação.
Conceito: Comunicação provém do latim communis, que significa “tornar comum”.
A comunicação pode ser definida como a transmissão de informações e compreensão mediante o uso de símbolos comuns (verbais e não verbais). Sendo assim, a comunicação não significa apenas enviar uma informação ou mensagem, mas torná-la comum entre as pessoas envolvidas. Para que haja comunicação, é preciso que o destinatário da informação a receba e a compreenda. Comunicar significa tornar comum a uma ou mais pessoas determinada informação ou mensagem (CHIAVENATTO, 2005). As relações sociais estão sujeitas à influência de um conjunto de variáveis que determinam, ou pelo menos influenciam a condução dos processos de comunicação. Comunicar é uma arte de bem enviar e receber mensagens. O tempo, espaço, o meio físico envolvente, o clima relacional, o corpo, os fatores históricos da vida pessoal e social de cada indivíduo, as expectativas condicionam e determinam a maneira de se relacionar dos seres humanos. É, portanto, importante se conhecer alguns dos fatores que podem constituir-se como barreiras à comunicação e fontes no ruído na comunicação, para evitá-los e assim realizar a comunicação de forma mais clara e efetiva. Para que haja comunicação, é preciso que o destinatário da informação a receba e a compreenda.
Elementos da Comunicação: A comunicação pode ampliar ou limitar conhecimentos, facilitar ou dificultar o desenvolvimento de criatividade e de habilidades inerentes ao melhor desempenho do aluno. Por meio da comunicação, instrutores e alunos explicitam objetivos, revelam poderes, valores e culturas que norteiam as relações profissionais e interpessoais no ambiente de aprendizagem. Deve-se, portanto, administrar o processo global de comunicação, que necessariamente abrange os seguintes elementos:
Fonte: é o emissor, a pessoa que está tentando enviar uma mensagem (falada, escrita, por meio de sinais ou não-verbal) a uma pessoa ou pessoas, por meio da codificação