Comunicação
Membro desde:
19 de maio de 2009
Total de pontos:
499 (Nível 2) * Adicionar amigo * Bloquear
Melhor resposta - Escolhida por votação
Atualmente, os meios de comunicação de massa, como o jornal, o rádio e a televisão, invadiram praticamente todos os lares e exercem uma grande influência no modo de viver e pensar de adultos e crianças.
Dentre estes meios de comunicação, ganha especial destaque a televisão, pois, evidentemente, ela é o mais interessante e sugestivo para crianças e adultos.
Assistimos à televisão em casa, com todo o conforto, sem necessidade de grandes conhecimentos ou de grande instrução. Além disso, após um dia de trabalho, ela oferece a possibilidade de vermos lugares e pessoas que nunca poderiam ser vistos de outra maneira.
Por outra lado, a televisão exige parte de nosso tempo. Para assistir a um programa temos de nos sentar diante do televisor e não podemos fazer mais nada a não ser olhar. Isso causa problemas mais sérios do que pode parecer. A televisão exclui qualquer outra forma de atividade. No caso de pessoas adultas, ainda é possível alegar que seja uma forma de repouso após o trabalho, mas no caso de crianças, pode significar a perda de um tempo precioso que deveria estar sendo usado para a aquisição direta de várias experiências.
Além disso, nem tudo o que a televisão mostra é necessariamente bom. Mesmo que existam bons programas destinados especificamente ao público infantil, não há nenhuma garantia de que as crianças vejam apenas esses programas. Na verdade, atualmente, as crianças vêem muito mais programas para adultos do que os infantis.
Uma das conseqüências desse fato é a eliminação dos limites entre o mundo cultural dos adultos e o das crianças. Demasiado cedo, no momento em que são mais vulneráveis, as crianças entram em contato com o mundo e a cultura das pessoas adultas. Se os adultos da família não agirem adequadamente como mediadores, as crianças absorverão a