Comunicação
SIRLENE
JÉSSICA DOS SANTOS GRAVATÁ RA:
BIANCA OLIVEIRA ALVES RA: B892AB -4
MANUELLA FERNANDA RIBEIRO RA: B9036I-3
WESLEY MARTINS RA:
CULTURA DE MASSAS NO SÉCULO XX – VOL. 2 - NECROSE
SANTOS
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A Cultura de Massa é o conjunto de ideias, atitudes ou quaisquer expressões artísticas através de um consenso em que a maioria da população, informalmente, julga como gosto comum, isso ocorre naturalmente e é influente em nosso cotidiano através da “mídia de massa” (principais veículos de comunicação).
Chamada de “Cultura Popular” no século XIX referia-se à educação e cultura das classes baixas e logo após a segunda guerra mundial tornou-se produto de consumo em massa dessa classe.
Ou seja, as classes com menor poder aquisitivo julgavam e escolhiam o que gostariam de consumir culturalmente, porém ao mesmo tempo em que esta classe teria liberdade de escolha, eram manipuladas (e ainda são) para que suas escolhas não atrapalhasse o poder político.
HISTÓRIA
CRISE DA CULTURA NO SÉCULO XX – VOL. 2 NECROSE
O LIVRO
Com base no estudo feito na obra de Edgar Morin e em matérias relacionadas à cultura de massa e sua crise no século XX, chegamos à conclusão de que a pertubação e revolução cultural levaram-nos a uma crise de sociedade com grandes impactos até os dias de hoje.
A resistência cultural foi uma das formas consagradas de oposição exercida por intelectuais, artistas, professores, produtores culturais, entre outros, e que consistiu num fenômeno político e cultural sem precedentes na história do Brasil. Político, porque auxiliou no processo de reorganização dos partidos de esquerda e na revisão dos postulados ideológicos do seu partido proeminente, o Partido Comunista Brasileiro. Cultural, porque essa reorganização deu-se, muitas