Física
Curso: Engenharia Civil
Disciplina Física I
Data
Relatório de Física Experimental I 3º Período Sala 2013
Prof°. Noel
Tema: Construindo um dinamômetro (Lei de Hooke)
São Luís- MA
1- Introdução:
De acordocoma atividade realizada em laboratório, este trabalhotem por objetivo estabelecer a relação entre força aplicada e deformação sofrida por mola,utilizando pesos aferidos, determinando a constante elástica de uma mola através do método dinâmico; representando as equações trabalhadas, obtendo graficamente os dados experimentais.
2- Objetivo: Estabelecer a relação entre força aplicada e deformação sofrida por uma mola.
3- Equipamento: Painel de forças; Mola; Alça, Esferas pequenas; Régua; Paquímetro.
4- Método:
Utilizamos o dinamômetro de mola para medir a intensidade da força, onde sua capacidade é de 2N, mas como o dinamômetro é em (mm), dividimos 2/100mm = 0,02mm assim cada (mm) corresponde a 0,02N. Primeiramente construímos uma tabela para amostra dos resultados.
Onde Exp = experiência, Fel = força elástica , /\X = deformação da mola e K é a (constante elástica da mola). Na 1ª etapa da experiência, com o frasco vazio, calibramos dinamômetro, um processo simples, mas muito eficaz para que haja um resultado satisfatório no final da experiência. Continuando com a 1ª etapa, foi colocada a primeira esfera no dinamômetro, onde obtivemos com a ajuda da régua 14mm de extensão da mola, que multiplicado por 0,02N, chegamos a Fel = 0,28N e o /\X = 14mm. Na 2ª etapa foi colocada a 2ª esfera sobre a 1ª esfera, com o uso da régua obtivemos 39mm de extensão da mola, multiplicando por 0,02N chegamos a Fel = 0,78N e /\X = 39mm. Na 3ª etapa foi colocada a 3ª esfera sobre a 2ª esfera, usando a régua para saber o quanto que a mola se expandiu, obtivemos 64mm que multiplicado por 0,02,